Know-how cearense
O bercinho Hushamok foi eleito pela família Jolie-Pitt |
Com tantas vantagens, não é de se estranhar a existência de uma "febre" do berço-rede nos países desenvolvidos, onde a idéia de "redescobrir conceitos de sabedoria ancestral" tem apelo de marketing fortíssimo. Um modelo chamou minha atenção em particular: Hushamok Organic Hammock. Feito com algodão orgânico, não tingido, o bercinho se dependura em um suporte todo bacana, que é confeccionado em madeira sustentável, cheio das nove horas. Brad Pitt e Angelina Jolie, supostamente, adquiriram um par desses acessórios para acomodar seus gêmeos quando vieram ao mundo. O preço? Cerca de 500 dólares, se considerados berço e suporte juntos.
Supondo que você seja um pai ou mãe interessado em proporcionar a seu filhote as possibilidades que as últimas pesquisas científicas confirmam, mas não dispõe de 500 dólares para gastar num berço que, afinal, não vai durar mais do que alguns meses, o que você faz? Você vai atrás de uma rede-berço! Nossa versão tupiniquim vem com mosquiteiro e é oferecida em várias cores, para combinar com a decoração do seu quartinho. Uma pesquisa rápida no Mercado Livre indica que o nosso Hushamok de cor local sai por volta de 130 reais, dependendo do fabricante.
Berço-rede, invenção legitimamente brasileira. |
Ainda acha caro para um acessório que vai durar um par de meses e depois virar entulho de armário? Estou com você. Quando cheguei com a pequena Sissi com 3 meses de idade em Fortaleza, fui surpreendida com um recurso local: o pau de rede! Morram de inveja, celebridades mundiais… Com menos de 10 reais, você mesmo monta o seu próprio berço-rede, sem se preocupar em entulhar o armário depois. Veja que simples: você usa cabos de vassoura, uma rede que você já tenha em casa e prende cada uma das laterais da rede no cabo de vassoura. Assim:
Para bebês pequenos, é necessário colocar dois cabos, um em cada extremidade da rede, ou seja, realizar o procedimento quatro vezes. Para os maiorezinhos, como a Sissi (na foto), basta prender apenas um pau. É importante, contudo, armar a rede bem baixinha e, se possível, com um cobertor embaixo, porque, como diz minha sogra, "menino cega a gente!"
Sempre que visitamos, Sissi dorme de rede direto, com direito a "estímulos vestibulares e proprioceptores" sem gastar um centavo!
Postar um comentário