Páginas

10 de jan. de 2014

Dez maneiras de amar os filhos sem usar palavras

Do contato visual às refeições em família: dicas simples que podem fazer a diferença para demonstrar afeto sem precisar dizer nada...




1) Faça contato visual: 


Olhar nos olhos só leva alguns segundos. Na maioria das vezes em que respondemos aos nossos filhos, porém, estamos focados em nossas próprias tarefas. Deixe o computador, o telefone ou os trabalhos domésticos de lado durante um instante e faça contato visual enquanto fala com ele. 


2) Toque nos seus filhos:

Todo ser humano precisa do toque físico. Se você não abraça os seus filhos o suficiente, eles vão procurar afeto físico em outro lugar. Toque no braço do seu filho enquanto fala com ele, pegue a mão dele quando caminham juntos, enlace-o com o braço quando ele chegar da escola. 


3) Deixe seus filhos dormirem:

A insônia nos deixa egoístas e mal-humorados. É difícil amar os outros quando estamos muito cansados. Dormir o suficiente reduz lesões e obesidade infantil e melhora o desempenho escolar e o sucesso social. Será que você mesmo não está cansado? 


4) Não grite com seus filhos:

Por que gritar? Controlar a raiva é essencial para o desenvolvimento do cérebro das crianças. O carinho atencioso aumenta o tamanho do hipocampo, a parte do cérebro que controla a tensão, a emoção e a memória, entre outras funções. Aprenda novas formas de lidar com seus filhos quando eles deixam você irritado. 


5) Reduza o tempo de atividades extracurriculares e invista mais tempo na vida familiar:

A maior parte do tempo que você passa com seus filhos é no carro? Talvez seja hora de reavaliar o planejamento extracurricular. Simplifique a vida deles – e a sua também!


6) Arrume tempo para brincadeiras criativas:


O desenvolvimento social e emocional não acontece na frente de uma tela. Seus filhos brincam ao ar livre, fazem casas na árvore, se envolvem em brincadeiras criativas? Vários estudos continuam mostrando que o brincar criativo desenvolve funções do cérebro importantes para as crianças chegarem mais longe em matemática e ciências e se desenvolverem melhor nas áreas intelectual, social e emocional. 




7) Faça as refeições em família:

Refeições em família estão associadas com:

- probabilidade 12% menor de sobrepeso
- consumo 20% menor de alimentos não saudáveis
- chance 35% menor de hábitos alimentares desordenados (anorexia, bulimia etc.).


8) Cuide deles quando estiverem doentes:

Quando o seu filho está gripado, não há ninguém que ele queira ao lado dele mais do que o pai e a mãe, cheios de amor. Os filhos dependem dos pais para se manterem saudáveis e os querem perto quando ficam doentes. Aliás, não está na hora de agendar um check-up para o seu filho? 



9) Cuide de você mesmo:

Você não pode amar os seus filhos se não amar a si mesmo. Você está sempre apressado, estressado e usando as duas primeiras coisas que encontra no armário? Então está na hora de cuidar melhor de si mesmo. Sono, alimentação, exercício e espiritualidade são essenciais. Se você não está dedicando tempo suficiente a isso, pense no que você precisa cortar para cuidar melhor de si mesmo.


10) Perdoe:

Como vamos ensinar os nossos filhos a perdoar se nós não os perdoamos e nem a nós mesmos???



(Extraído do texto "10 maneiras de amar os filhos sem usar palavras", da Dra. Kathleen M. Berchelmann, originalmente publicado no site www.aleteia.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário